Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Usuários da BC terão aulas de relaxamento mental gratuitas
conteúdo

Notícias

Usuários da BC terão aulas de relaxamento mental gratuitas

publicado: 24/09/2018 08h14, última modificação: 18/10/2022 10h41

Em tempos de inegável correria, com sobrecarga de atividades que vão muito além dos compromissos profissionais, os usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba ganharão mais uma possibilidade de desfrutar de puro relaxamento. A partir do dia 2 de outubro, em uma parceria com o Centro de Dharma Zen, a BC oferecerá sessões de meditação zen, destinadas ao público em geral.

O serviço funcionará, gratuitamente, até o dia 13 de dezembro de 2018, ao lado da BiblioRelax, instalada no 1º andar da Biblioteca Central, Campus João Pessoa. As sessões acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, das 16h30 às 17h30. Para praticar a meditação zen, não é necessário ter experiência ou condicionamento físico especial. Recomenda-se apenas vestir roupas leves e confortáveis e, se possível, com cores neutras.

No ato da inscrição, o interessado deverá informar nome completo, se tem vínculo ou não com a UFPB, e-mail e contatos telefônicos. Também pode contar um pouco sobre o seu interesse pela meditação zen, que será orientada por membros do Centro de Dharma Zen de João Pessoa, filiado ao Grupo Daissen-ji de Florianópolis (SC), tendo como base a Escola Soto Zen Japonesa.

Zazen

A técnica de meditação que será utilizada é chamada tradicionalmente de zazen. Trata-se de uma meditação silenciosa de tempo delimitado, com o corpo numa postura convenientemente ereta, respiração consciente e o olhar direcionado cerca de 45 graus da posição horizontal.

“Sentamos em zazen profundamente quietos. Devemos ser como estátuas. Mas para quem está começando isso pode ser realmente difícil. Ficando muito quieto, você diminui as informações para a sua mente e, assim, ela tende a se acalmar, pois não tem novas coisas para lidar”, ensina o monge Genshô.

As inscrições para meditação zen na deverão ser feitas pelo seguinte e-mail:  joaopessoa@daissen.org.br. Contatos também pelo Facebook (DaissenjiJP) ou Instagram (@zenjoaopessoa).

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário