Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha de Doação de Sangue ganha adesão da BC
conteúdo

Notícias

Campanha de Doação de Sangue ganha adesão da BC

Evento integra programação da III Semana do Bibliotecário, promovida pela Biblioteca Central e Hemocentro da Paraíba
publicado: 13/03/2019 12h35, última modificação: 18/10/2022 10h41

Os servidores da Biblioteca Central aderiram com entusiasmo à 1ª Campanha de Doação de Sangue, promovida pelo Sistema de Bibliotecas da UFPB (Sistemoteca) em parceria com o Hemocentro da Paraíba. Na manhã desta quarta-feira (13), dando prosseguimento à programação da III Semana do Bibliotecário, a BC sediou uma palestra intitulada “A importância de ser um doador”, proferida por Eliana Cavalcante, assistente social do Hemocentro da Paraíba. A diretora da Biblioteca Central, Maria de Fátima Santos, participou do evento.

Logo após a palestra, houve entrega de brindes aos participantes. Os servidores da Biblioteca Central também gravaram um vídeo promocional* para a campanha. Nesta quinta-feira (14), das 7h30 às 12h, haverá a Caravana Solidária. Nesse tipo de coleta de sangue, o Hemocentro disponibilizará transporte (van) para os candidatos à doação do seu local de trabalho até o Hemocentro, bem como o retorno à instituição.

Após a chegada ao Hemocentro, o grupo de doadores será acolhido pela equipe de serviço social cujo objetivo é sensibilizar os candidatos a se tornarem doadores regulares. Com isso, é possível a manutenção do Banco de Sangue de forma sustentável, transcendendo a ação pontual de doação.

O Hemocentro recomenda que o doador de sangue deve portar documento oficial com foto (não é aceita apresentação de crachá nem cópia de documento oficial sem autenticação, como, por exemplo, carteira de estudante). O candidato a doador também deve estar bem alimentado, aguardar duas horas após a refeição (café ou almoço) antes de doar, além de ter dormir bem na noite anterior, de preferência antes da meia-noite.

Clique aqui para visualizar folder explicativo do Hemocentro, no qual constam informações importantes sobre os cuidados ao fazer a doação de sangue, bem como os endereços dos Hemonúcleos existentes na Paraíba. O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 17h30, na avenida Dom Pedro II, 1119, bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O telefone é o (83)3218-7600. 

*Autoria de Eliana Cavalcante (Hemocentro).

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário