Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Semana da(o) Bibliotecária(o) inicia com o escritor Marcus Alves
conteúdo

Notícias

Semana da(o) Bibliotecária(o) inicia com o escritor Marcus Alves

publicado: 22/03/2024 18h59, última modificação: 25/03/2024 07h55

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início à IV Semana da(o) Bibliotecária(o), na última quinta-feira, dia 21 de março, em celebração ao Dia Mundial da Poesia. O evento inaugural contou com a presença do jornalista e escritor Marcus Alves, autor do livro "O Eterno e o Provisório".

Como parte da cerimônia de abertura, exemplares da obra foram doados aos presentes, que tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de autógrafos conduzida pelo autor. Marcus Alves também compartilhou insights sobre sua carreira e inspirações por trás de suas obras, em uma palestra realizada no Hall da Biblioteca Central, iniciada às 10h da manhã.

O evento, aberto ao público, reforça não apenas a importância da leitura, mas também o papel fundamental das bibliotecas na democratização do acesso à cultura e à informação. Para Marcus, a conexão com a UFPB foi motivo de alegria: "Encontrar o livro 'O Eterno e o Provisório' aqui é uma alegria para mim. Eu sou oriundo da UFPB [...] e pouca gente sabe que eu tenho essa relação grande com a UFPB.”

Celebração da leitura e da informação

A IV Semana da(o) Bibliotecária(o) da UFPB tem como objetivo valorizar o trabalho desses profissionais e promover a leitura e o acesso à informação. Além da palestra de Marcus Alves, a programação inclui outras duas palestras direcionadas a bibliotecários(as), estudantes de biblioteconomia e demais pessoas da comunidade universitária.

Maria José Paiva, diretora da Biblioteca Central da UFPB, ressalta a importância da Semana: "É uma oportunidade para (re)conhecermos e celebrarmos a importância das pessoas profissionais bibliotecárias e da informação em nossa sociedade. Desejamos que a programação seja proveitosa para todas as pessoas participantes."

Assim, a IV Semana da(o) Bibliotecária(o) da UFPB inicia-se com êxito, promovendo a leitura e a valorização dos profissionais responsáveis por incentivá-la e construir caminhos para tornar o conhecimento cada dia mais acessível e inclusivo.

Matéria: Janinne Vivian - Estagiária de Jornalismo