Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Portal da Capes disponibiliza códigos DOI e PMIa
conteúdo

Notícias

Portal da Capes disponibiliza códigos DOI e PMIa

publicado: 01/06/2018 08h40, última modificação: 18/10/2022 10h41

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) implantou recentemente uma nova melhoria no sistema cujo objetivo é a otimização das possibilidades de consulta dos usuários. A partir de agora, é possível realizar pesquisas pelo DOI/PMID ou pelo termo de busca a partir do campo “buscar assunto” da página inicial. Ressalte-se que a busca pelo DOI/PMID só é possível quando as editoras fornecem os metadados.

O DOI (Digital Object Identifier) faz parte de um sistema que oferece códigos digitais para objetos online, permitindo a identificação inequívoca e autêntica de qualquer tipo de entidade no ambiente da internet. Trata-se de um padrão que identifica documentos como livros, periódicos, artigos e imagens com uma combinação exclusiva de caracteres para cada conteúdo. A adoção do DOI por parte dos editores indica preocupação com a qualidade e a autenticidade dos arquivos.

Enquanto isso, o PMID é um número exclusivo atribuído a cada citação do PubMed – que, por sua vez, é um motor de busca gratuito com resumos e referências da base de dados Medline, além de citações de livros eletrônicos nos campos de medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária, saúde coletiva e ciências afins. Algumas referências podem incluir links para textos completos do PubMed Central ou de editores responsáveis.

No link buscar periódico os usuários também encontram a opção de localizar conteúdos por meio do ISSN (International Standard Serial Number). O código é aceito internacionalmente e serve para identificar o título de uma publicação seriada. Contato pelo telefone (83)3216-7691.