Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Portal de Periódicos da Capes renova contrato com editoras
conteúdo

Notícias

Portal de Periódicos da Capes renova contrato com editoras

publicado: 20/09/2018 08h28, última modificação: 18/10/2022 10h41

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu início à renovação de contratos com editoras de todo o Brasil. Nesse processo, a equipe da Capes conta com o apoio dos usuários, ou seja, avaliações e comentários sobre os conteúdos em fase de renovação contratual devem ser encaminhados com uma análise explicativa.

Os usuários, ao colaborar, devem justificar as razões pelas quais as coleções devem ser mantidas ou não. A ação é importante para ampliar o entendimento sobre as reais necessidades de quem acessa as informações rotineiramente. Professores, pesquisadores, bibliotecários e estudantes podem se comunicar com a equipe do Portal de Periódicos pelo e-mail periodicos@capes.gov.br como canal.

A Capes não informou quanto ao prazo final para recebimento dessas avaliações e comentários dos usuários. A equipe do Portal de Periódicos solicita que, ao encaminhar o e-mail, o usuário envie com cópia para conhecimento da Seção de Periódicos da Biblioteca Central (periodicoscapesufpb@biblioteca.ufpb.br).

Como forma de garantir acesso ao acervo científico atualizado e de alto nível para a comunidade acadêmica brasileira, a Diretoria de Programas e Bolsas no País e a Coordenação-Geral do Portal de Periódicos negociam anualmente com as editoras internacionais. Os conteúdos indexados na biblioteca virtual da Capes são assinados por tempo determinado em contrato. Ao final do prazo acordado é preciso fazer a renovação, caso seja interesse da comunidade manter o acesso ao periódico ou à base de dados.

A notícia sobre a renovação de contrato entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e as editoras pode ser lida, na íntegra, acessando o link http://www-periodicos-capes-gov-br.ez15.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=656&mn=71.

Acesso remoto

Agora o acesso remoto ao Portal de Periódicos deverá ser feito via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Acesse o link http://www.sti.ufpb.br/cafe/contents/videos/cafe-como-acessar-ufpb para instruções da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) sobre o acesso ao Portal de Periódicos Via CAFe. Outras informações podem ser obtidas através do link: http://www.sti.ufpb.br/cafe.

Treinamentos

A Biblioteca Central informa ainda que bibliotecária Mônica Paiva, help desk do Portal de Periódicos/Capes na Região Nordeste encontra-se afastada para conclusão de Doutorado em Ciência da Informação na UFPB. No entanto, a servidora manteve suas atividades como help desk. Assim, as outras instituições poderão continuar demandando treinamentos.

A servidora Luana Bispo atenderá, a princípio, as demandas locais da Biblioteca Central (orientações sobre uso do portal), juntamente e sob a orientação dos bibliotecários da Seção de Periódicos, bem como treinamentos de usuários dos cursos de pós-graduação da UFPB. Para tanto, deve ser feito agendamento através do e-mail periodicoscapesufpb@biblioteca.ufpb.br. As demandas por treinamentos de usuários dos cursos de graduação da UFPB serão atendidas gradativamente pelos bibliotecários das Bibliotecas Setoriais.

Adicionalmente, estão disponíveis (gratuitamente) treinamentos online, por meio do link http://www-periodicos-capes-gov-br.ez15.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_ptreinaments&Itemid=108

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário