Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > No Setembro da Inclusão, BC promove palestra sobre acessibilidade
conteúdo

Notícias

No Setembro da Inclusão, BC promove palestra sobre acessibilidade

Evento será realizado pelo SIUD nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, no Cedesp
publicado: 22/09/2022 11h52, última modificação: 18/10/2022 10h43

Acessibilidade. Esse é o tema da palestra promovida pelo Serviço de Informações ao Usuário com Deficiência (SIUD) da Biblioteca Central, em parceria com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba. O evento será realizado nesta sexta-feira (23), das 9h às 12h, na Sala Aquário do Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (Cedesp), no Campus I da UFPB.

Aberta a toda a comunidade acadêmica, a palestra "Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias" faz parte da programação do Setembro da Inclusão na UFPB (Setembro Verde), promovido pelo CIA. O evento tem como principais objetivos a divulgação dos serviços prestados pela Biblioteca Central a pessoas com deficiência, bem como o fortalecimento da parceria com o CIA. As inscrições podem ser feitas aqui até esta quinta-feira (22). O número de vagas é limitado ao espaço físico da sala. O CIA emitirá certificado de participação.

Temáticas

São três as temáticas a serem debatidas durante a palestra "Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias". A primeira é "Análise sobre acessibilidade comunicacional e arquitetônica em três unidades do Sistema de Bibliotecas da UFPB, com especial ênfase no item de acessibilidade no contexto das Avaliações do Ensino Superior", proferida por Carlos Rolim, diretor da  Divisão de Serviços ao Usuário (DSU) da Biblioteca Central.

Em seguida, o bibliotecário Josenildo Costa e a revisora de texto em Braille Rafaella Meira Prado, ambos do SIUD, farão a "Apresentação dos serviços ofertados pelo Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência da Biblioteca Central, voltados para a comunidade acadêmica e também de suporte às bibliotecas e unidades de informação do Sistema de Bibliotecas/UFPB.

A terceira palestrante é Tahis Silva, da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ela discorrerá sobre "Relato de experiência sobre acessibilidade nos processos de visita do MEC".

Serviços

De acordo com Josenildo Costa, coordenador do Serviço de Informações ao Usuário com Deficiência (SIUD), o evento é a primeira atividade pós-pandêmica com possibilidade de aglutinar pessoas para, entre outros assuntos, discutir sobre capacitismo - um tipo de opressão que define os sujeitos pela sua capacidade.

Rafaella Meira Prado explica que uma das principais funções do Serviço de Informações ao Usuário com Deficiência (SIUD) é o empréstimo de materiais em Braille e em áudio acessível à pessoa com deficiência visual, além da adaptação de material didático. O SIUD atende a alunos da graduação, pós-graduação e extensão, como alunos de outras instituições, a denominada comunidade externa.

Ouça aqui áudio em que a servidora Rafaella Meira Prado fala sobre a garantia dos serviços a alunos com deficiência.

A revisora de texto em braille disse que o Serviço de Informações ao Usuário com Deficiência vem desenvolvendo, junto às bibliotecas setoriais, um trabalho de orientação para melhor atendimento a pessoas com deficiência. Rafaella visitou, recentemente, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde foi oferecido suporte relacionado à acessibilidade arquitetônica, comunicacional e visual. "Na Biblioteca Setorial do CCS, por exemplo, fizemos a instalação de leitores de tela nos computadores apropriados para leitura do acervo", informou.

Arte: Michelly Santos (estagiária)