Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pinacoteca exibe arte de mulheres que residem na PB
conteúdo

Notícias

Pinacoteca exibe arte de mulheres que residem na PB

Composta por obras de 19 artistas plásticas que moram na Paraíba, exposição Concha ficará em cartaz na Biblioteca Central até 7 de junho
publicado: 01/04/2019 09h02, última modificação: 18/10/2022 10h41

Um recorte da atual produção de artistas mulheres residentes na Paraíba, com o propósito de evidenciar a riqueza e a diversidade das suas produções poéticas. Este é o intuito da exposição Concha, instalada no 1º andar da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB). Promovida pela Pinacoteca da UFPB e em cartaz na BC até o dia 7 de junho, a mostra é composta por 33 obras de 19 artistas. São fotografias, desenhos, ilustrações, colagens, pinturas e esculturas.

Grande parte das obras de Concha possui como suporte, o papel, o que denota a busca quase que coletiva das artistas por materiais de baixo custo. A curadoria foi realizada por discentes que viram nas pautas femininas e feministas da atualidade a oportunidade de visibilizar a produção que existe na Paraíba, apontando para uma rica produção artística, porém marginalizada e minimizada pelo sistema de arte.

Ambiguidade

O título da exposição surgiu da busca da equipe da Pinacoteca por um nome singular, algo que pudesse representar unicamente as mulheres, mas sem qualquer direcionamento temático, não tratando-se de feminino, mas sobre o que as artistas produzem atualmente. Concha traz certa ambiguidade, pois alude de forma sutil o feminino e o seu significado em espanhol (vagina).

Concha expõe obras de alunos do curso de Artes Visuais, como Amanda, Ana Lua, Brenda e Vitoria. Enquanto Yasmin, Layla e Mayara optam pela arte política e o feminismo, Tiffanie e Rana exploram uma apurada fatura estética mediante suas colagens, com Flavia Fernandes trazemos um exemplo de arte terapia, em que a arte explora os limites da mente. Há ainda a aquarela de Eli, o nanquim de Catarine, o pontilhismo de Albenise, as fotografias de Katarine, a solidão urbana em Mainara e a contemplação da natureza de Cris Medeiros. Também integram a mostra obras assinadas por Cris Peres, Aurora e Stephanie.

Com fotos e assessoria da Pinacoteca da UFPB

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário