Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mostra fotográfica marca os 50 anos da Biblioteca Central
conteúdo

Notícias

Mostra fotográfica marca os 50 anos da Biblioteca Central

publicado: 14/08/2018 12h49, última modificação: 18/10/2022 10h41

A exposição “História da Biblioteca Central: à luz da memória fotográfica” é o ponto alto da programação dos 50 anos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, que serão comemorados nesta quarta-feira (15), a partir das 17 horas, no hall da BC. O evento é aberto ao público em geral.

A programação comemorativa do jubileu da Biblioteca Central homenageia o seu fundador, o Prof. Afonso Pereira. Além da mostra fotográfica, que ficará em cartaz até o dia 30 de agosto, haverá lançamento de sorteio virtual e, no encerramento das festividades, uma apresentação musical.

A diretora Maria de Fátima dos Santos destacou que a Biblioteca Central, no âmbito da UFPB, cumpre papel fundamental para a expansão do conhecimento no universo do ensino, pesquisa e extensão. “Além disso, o nosso compromisso com a comunidade universitária vem se mostrando de uma forma prática, na busca constante de ações para a melhoria dos serviços disponibilizados aos seus usuários”, acrescentou.                                               

Fundação

A proposta de regulamentação da Biblioteca Central foi elaborada, em 1961, pelo bibliotecário e professor universitário Edson Nery da Fonseca, autor do projeto "Teoria da Biblioteca Central". No entanto, a implantação do órgão só foi devidamente efetivada no dia 11 de agosto de 1967, tendo como sede provisória uma sala do Instituto de Matemática (recém transferido do centro de João Pessoa para o Cidade Universitária (Conjunto Residencial Castelo Branco), no prédio onde hoje funciona a Central de Aulas. O acervo contava com aproximadamente 15 mil livros adquiridos por meio de doações.

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba foi instalada, também provisoriamente, na Biblioteca da Escola de Engenharia. Em 1976, foi transferida para o prédio da antiga Faculdade de Educação e, posteriormente, para um edifício anexo ao da Reitoria.

Sede

No final de 1976, teve início o processo de estruturação e implantação da Biblioteca Central a partir da junção do acervo das treze bibliotecas setoriais. Foi nessa época que a UFPB deu um passo decisivo, estabelecendo como obras prioritárias a construção de uma sede própria, ou seja, a edificação do atual prédio, com 8.500m² de área construída, localizado no Campus de João Pessoa.

Nesse período, também foi iniciada a contratação de bibliotecários; atualização do acervo de livros e periódicos; elaboração e aprovação do regulamento do Sistema de Bibliotecas; criação de novos serviços; e automação dos técnicos.

Em 1980, o regulamento do Sistema de Bibliotecas foi finalmente aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba.

Contato Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105

E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br 

Chat: Fale com o Bibliotecário