Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição digital propõe análise sobre fake news
conteúdo

Notícias

Exposição digital propõe análise sobre fake news

Projeto do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI) ficará em cartaz, na Biblioteca Central, até 28 de junho
publicado: 12/06/2019 07h33, última modificação: 18/10/2022 10h42

Está em cartaz até o dia 28 de junho, no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), a mostra digital Fatos & Fakes, que aborda o livre acesso à internet e incentiva o debate sobre a importância da checagem dos fatos e das fontes de informação, além de apresentar sugestões sobre como identificar notícias falsas. As imagens que compõem a exposição foram coletadas através dos sites de checagem de fatos, também conhecidos de fact-checking e portal de notícias. A mostra permanecerá em cartaz até o dia 28 deste mês.

Fatos & Fakes é uma ação do Projeto de Pesquisa “Gestão de mídias virtuais no Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI)”, coordenado pelo professor Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A mostra aborda dois acontecimentos. O primeiro é referente ao período da campanha eleitoral para a presidência do Brasil, que corresponde ao intervalo compreendido entre 7 de julho a 28 de outubro de 2018. O outro momento diz respeito à tragédia do rompimento da barragem da Companhia Vale do Rio Doce, localizada no município de Brumadinho (MG), ocorrida em 25 de janeiro de 2019.

Estímulo ao debate

O objetivo do projeto é promover ações para viabilizar o livre acesso à internet e para desenvolver a formação de competências em informação para docentes, discentes e servidores da UFPB e sociedade em geral. A intenção é fomentar o debate sobre a importância das fontes de informação confiáveis e as competências necessárias para a produção e uso da informação em uma sociedade cada vez mais exposta à disseminação de notícias falsas, principalmente por meio das redes sociais digitais.

O Projeto de Pesquisa “Gestão de mídias virtuais no Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI)” é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contando com o trabalho da professora Isa Maria Freire (colaboradora) e do bolsista Pedro Felipe Cavalcante Silva Duarte, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Curso de Relações Públicas da UFPB.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário