Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Eventos: Biblioteca Central participa do II CIA UFPB
conteúdo

Notícias

Eventos: Biblioteca Central participa do II CIA UFPB

publicado: 02/10/2023 15h40, última modificação: 02/10/2023 15h40

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) marcou presença na segunda edição do Congresso de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, o II CIA UFPB. O evento, que teve como tema “Inclusão da Pessoa com Deficiência: Redes Colaborativas no Ensino Superior”, aconteceu no Campus I da UFPB, em João Pessoa, e coincidiu com a celebração do Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, além de comemorar os 10 anos do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da instituição.

No evento, a Biblioteca Central montou um estande com o propósito de divulgar seus serviços de inclusão voltados para pessoas com deficiência. Uma das ações de destaque oferecidas durante o evento foi a transcrição em braille e a disponibilização de material digital acessível para estudantes com deficiência visual. Esse suporte foi estendido tanto à comunidade acadêmica, que engloba estudantes de graduação, pós-graduação e extensão, quanto à comunidade externa de pessoas com deficiência visual cadastradas na biblioteca. 

A revisora braille, Rafaella Brito, destacou a relevância do evento. “A importância do evento foi justamente para debater o assunto da inclusão da pessoa com deficiência. Entre docentes, técnico-administrativos, estudantes, foram mostradas vivências na área acadêmica, também, para debater a questão da exclusão social das pessoas com deficiência e o papel da universidade nessa inclusão.”, afirmou.

 Projeto Brailivery e Capacitismo: Temas em Destaque

O bibliotecário-documentalista da Biblioteca Central, Josenildo Costa, participou como palestrante no fórum “Empoderamento da Pessoa com Deficiência”. Em sua apresentação, ele abordou o tema do capacitismo, contribuindo para conscientizar os participantes sobre essa forma de discriminação, bem como enfatizou a contribuição do projeto Braillevery como ferramenta de inclusão.

O Braillevery é uma iniciativa conduzida pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão nos Ambientes das Bibliotecas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria unificada que integra os acervos da biblioteca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto dos Cegos da Paraíba. Este projeto consiste em um serviço de empréstimo de livros em braille, destinado a pessoas com deficiência, oferecendo acesso a uma ampla variedade de títulos disponíveis em diferentes bibliotecas.

 O CIA UFPB e sua importância

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade e acessibilidade na instituição. 

O principal objetivo do CIA é criar um ambiente universitário mais inclusivo e acessível, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou condições, tenham a oportunidade de participar plenamente das atividades acadêmicas e da vida universitária. Isso se alinha tanto com os princípios de igualdade quanto com a legislação brasileira, que exige a promoção da acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência em todos os setores da sociedade.

O II CIA UFPB foi uma oportunidade para a Biblioteca Central destacar seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, bem como para fortalecer parcerias e promover a conscientização sobre a importância da igualdade de acesso à educação e à informação para pessoas com deficiência.

Mais informações:

Por meio do Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência (SIUD), a Biblioteca continua atendendo aos usuários com deficiência.

O SIUD desempenha um papel crucial na democratização do acesso à informação e no cumprimento dos princípios de inclusão e acessibilidade no contexto acadêmico. Ao fornecer assistência e recursos específicos, ele contribui para que pessoas com deficiência tenham igualdade de oportunidades no processo de aprendizado e pesquisa na UFPB.

 Matéria por: Janinne Vivian (Estagiária - Jornalismo)