Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Espaço Memória resgata história tecnológica da BC
conteúdo

Notícias

Espaço Memória resgata história tecnológica da BC

Ambiente expõe objetos que tiveram grande serventia, como aparelhos telefônicos, PCs, máquinas datilográficas e projetores de slides
publicado: 01/08/2019 11h57, última modificação: 18/10/2022 10h42

"Um povo sem memória é um povo sem história.” Mas este não é o caso da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB). Instalado no 1º andar da BC e aberto à visitação pública desde junho deste ano, o Espaço Memória é composto por vários objetos tecnológicos que tiveram grande serventia e que gora são considerados obsoletos, como aparelhos telefônicos, PCs, máquinas datilográficas e projetores de slides.

Idealizadora do Espaço Memória, a diretora da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU), Jacqueline Rimá, informa que o ambiente foi criado com a finalidade de expor ao público parte da história da Biblioteca Central da UFPB por meio de recursos e suportes utilizados cotidianamente, inclusive sua evolução ao longo do tempo. 

Jacqueline Rimá disse que, na sua chegada à BC, em 2016, observou que muitos equipamentos, “aparentemente inservíveis por estarem quebrados ou obsoletos”, permaneciam depositados, aguardando o envio para o setor patrimonial da UFPB. “Também encontrei vários deles em setores distintos da BC. Então, tive a ideia de agrupá-los em um único espaço, com o objetivo de resgatar essa memória. Assim, após o ‘garimpo’, pudemos esvaziar um pouco o depósito, dando uma nova roupagem a esses equipamentos”, explicou.

A diretora da Divisão de Serviços ao Usuário da Biblioteca Central informou ainda que, na sua busca por peças para o memorial, encontrou móveis antigos para compor o cenário do que viria a ser exposto ao público. “Inclusive, alguns servidores ao saberem do propósito, me procuraram para entregar determinados itens que hoje fazem parte do Espaço Memória”, acrescentou.

Mudanças 

O chefe da SCI, Carlos Rolim, responsável pela montagem do Espaço Memória, destaca que, nos últimos 50 anos, tempo de existência da Biblioteca Central da UFPB, todas as bibliotecas passaram por inúmeras e significativas mudanças. De acordo com Rolim, os livros, antes exclusivamente impressos, agora dividem amigável e imprescindível espaço com as versões digitais.

Carlos Rolim disse ainda que nem tudo que havia nas bibliotecas de décadas atrás conseguiu sobreviver, em uso, as transformações trazidas pelo tempo. “Este espaço busca proporcionar uma breve viagem no tempo, através de objetos que rememoram a evolução desta biblioteca, assim como de tantas outras”, finalizou. 

* Fotos: Rafaella Meira Prado e Carlos Rolim

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário