Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encerra-se nesta sexta (15) a III Semana do Bibliotecário
conteúdo

Notícias

Encerra-se nesta sexta (15) a III Semana do Bibliotecário

Programação comemorativa constou de palestras, treinamentos de bases de pesquisa (on-line) e campanha de doação de sangue
publicado: 15/03/2019 09h00, última modificação: 18/10/2022 10h41

Encerram-se, nesta sexta-feira (15), às 20h, com um jantar no Restaurante Porto, bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, as atividades em comemoração à III Semana do Bibliotecário. Nos últimos cinco dias, a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) realizou uma série de eventos em homenagem aos profissionais que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFPB (Sistemoteca). 

A programação começou na segunda-feira (11), com a realização de Treinamentos On-line Pesquisa Integrada da UFPB (EDS), via WebEx. Foram três sessões: às 11h, às 14h e 18h. Na terça-feira (12), Dia do Bibliotecário, a BC promoveu um debate intitulado “O bibliotecário frente aos desafios da extensão”.  O evento aconteceu no Auditório da BC, com participação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Orlando Villar, e dos bibliotecários Júccia Nathielle do Nascimento Oliveira, Josenildo Costa, Ana Roberta Sousa Mota e Maria de Lourdes Teixeira, integrantes do Sistemoteca.

Na quarta-feira (13), o terceiro dia da III Semana do Bibliotecário começou com a 1ª Campanha de Doação de Sangue, fruto da parceria entre o Sistema de Bibliotecas da UFPB e o Hemocentro da Paraíba. Na oportunidade, houve uma palestra sobre "A importância de ser um doador", proferida por Eliana Cavalcante, assistente social do Hemocentro. A diretora da Biblioteca Central, Maria de Fátima Santos, participou do evento. Junto a servidores da BC, Maria de Fátima protagonizou gravação de vídeo promocional* da campanha.

Na quinta-feira (14), a Campanha de Doação de Sangue ganhou contornos de praticidade com a Caravana Solidária (veja matéria detalhada sobre a campanha e clique aqui para visualizar folder explicativo do Hemocentro). À tarde, das 14h às 16h, no Auditório da BC, foi feita a apresentação do Treinamento do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Às 19h, no Auditório Azul do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus João Pessoa, houve palestra sobre o tema “ABNT em foco: o que mudou na NBR6023 em parceria com a APB-PB”.

Realizado pela APB-PB em parceria com a equipe do Descomplica TCC e apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15), trata-se de minicurso considerado essencial para estudantes, profissionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação, além de útil para estudantes e profissionais das mais diversas áreas que fazem uso das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

* Vídeo produzido por Eliana Cavalcante (Hemocentro).

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário