Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia da Consciência Negra é tema do Conhecendo os Livros da BC
conteúdo

Notícias

Dia da Consciência Negra é tema do Conhecendo os Livros da BC

Quadro quinzenal enfatiza importância de data comemorativa na literatura
publicado: 18/11/2022 10h50, última modificação: 18/11/2022 16h03

Comemora-se, neste domingo (20), o Dia da Consciência Negra. O tema serve como sugestão de leitura feita pela Divisão de Serviços ao Usuário (DSU) da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) para o quadro quinzenal "Conhecendo os livros da BC". Os títulos sugeridos são de autores negros e/ou tratam sobre questões inerentes as lutas da comunidade negra.

Eis o resumo dos dez livros:

01 - Como ser antirracista, de Abram X. Kendi. O autor de Stamped from the Beginning, vencedor do National Book Award, traz uma abordagem estimulante e original para compreender e extirpar o racismo e a desigualdade da nossa sociedade ― e de nós mesmos.“O único meio de eliminar o racismo é identificá-lo e descrevê-lo com consistência ― e então derrubá-lo.” (Disponível em "Minha Biblioteca")

 2 - Sem Perder a raiz, de Nilma Lino Gomes. O cabelo é analisado na obra da Profa. Nilma Lino Gomes, não apenas como fazendo parte do corpo individual e biológico, mas, sobretudo, como corpo social e linguagem; como veículo de expressão e símbolo de resistência cultural. É nesta direção que ela interpreta a ação e as atividades desenvolvidas nos salões étnicos de Belo Horizonte a partir da manipulação do cabelo crespo, baseando-se nos penteados de origem étnica africana, recriados e reinterpretados, como formas de expressão estética e identitária negra. (Disponível em "Biblioteca Virtual Pearson" e em "Minha Biblioteca")

03 - Literatura Negro-Brasileira, de Cuti. Esta obra trata da vertente da literatura brasileira que contempla, em poesia e prosa, as vivências da população afrodescendente. O livro discute temas como autocensura, identidade textual e vida literária. Destaca, ainda, os autores imprescindíveis para o processo histórico dessa vertente que alcançou significativo patamar com os trinta anos de edição ininterrupta dos Cadernos Negros, coletânea anual de poemas e contos. (Disponível em "Biblioteca Virtual Pearson")

 

04 - Memórias da plantação: episódios sobre racismo cotidiano, de Krada Kilomba; Memórias da Plantação é uma compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas. Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, Grada Kilomba desmonta, de modo incisivo, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de se ser colocada/o como Outra/o. Publicado originalmente em inglês, em 2008, Memórias da Plantação tornou-se uma importante contribuição para o discurso acadêmico internacional.

05 - Minha história, de Michelle Obama; O relato inspirador da antiga primeira-dama dos Estados Unidos, agora adaptado para o público jovem. Todo mundo conhece Michelle Obama: a admirável primeira-dama dos Estados Unidos, casada com Barack, mãe de Malia e Sasha. Nesta edição juvenil, Michelle mostra como sempre buscou viver de forma autêntica, usando sua voz e sua força para lutar por seus ideais, tornando-se um grande exemplo para as futuras gerações.

 

06 - História da África Negra, de Joseph Ki-Zherbo; Uma das obras de referência do historiador, investigador e escritor burquino Joseph Ki-Zerbo “História da África Negra” que aborda a evolução do continente desde a pré-história à época mais recente da longa caminhada do homem africano. A obra foi publicada em francês, intitulada de “Histoire de l"Afrique Noire”, em Paris, pela editora Hatier, em 1972. Em julho de 2009, foi disponibilizada em língua portuguesa, traduzida por Américo de Carvalho e editada pelas Publicações Europa-América, integrando a Coleção Biblioteca Universitária.

07 - O fio das missangas, de Mia Couto; O Fio das Missangas é um livro de contos do escritor moçambicano prémio Camões Mia Couto, publicado em 2003.[1][2] O Livro contém vinte e nove contos curtos.

 

 

08 - Americanah, de Chimamanda; Uma história épica de amor e de imigração, um romance arrebatador da premiada autora de Meio sol amarelo. Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.

09 - O olho mais azul, de Toni Morrison; Uma tentativa de dramatizar a opressão que o preconceito racial pode causar na mais vulnerável das criaturas: uma menina negra. Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Poderosa reflexão sobre raça, classe social e gênero, O olho mais azul é um livro atemporal e necessário.

 

10 - Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Quarto de despejo: Diário de uma favelada é um livro autobiográfico de Carolina Maria de Jesus, que foi publicado em 1960. No livro, Carolina de Jesus relata sua vivência como moradora da favela, mãe e catadora de papel.

 

 

Essas e outras obras estão disponíveis em diversos acervos das Bibliotecas da UFPB, tanto físicos quanto digitais, e que podem ser consultadas na ferramenta de busca integrada

Arte: Michelly Santos