Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Debate foca sobre uma nova postura da Biblioteconomia
conteúdo

Notícias

Debate foca sobre uma nova postura da Biblioteconomia

Na quinta-feira (4), GIlvanedja Mendes, bibliotecária da BC, falou sobre a importância de mudança na forma tradicional do exercício da profissão
publicado: 05/04/2019 08h38, última modificação: 18/10/2022 10h41

“Busquemos ser bibliotecários fora da caixinha.” Esse foi o ponto de reflexão a que chegaram os participantes do Projeto Quintas de Primeira desta quinta-feira (4), cujo tema foi “Bibliotecário (a) ativo”. Na opinião de uma das debatedoras, Gilvanedja Mendes, chefe da Seção de Coleções Especiais (SCE) da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), é necessário e urgente uma inquietação quanto aos modelos padrões e tradicionais da Biblioteconomia. 

Participaram da roda de conversa desta quinta-feira (4) as bibliotecárias Dayane Bezerra e Vanessa Alves (foto), ambas formadas pela UFPB e envolvidas com projetos sobre livro e leitura fora do âmbito da biblioteca. O assunto em discussão foram os profissionais bibliotecários que atuam em espaços e com ações que extrapolam os muros da biblioteca. Atual presidente da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba, Gilvanedja Mendes informou  que também houve abordagem sobre as experiências do Projeto Bibliosolidarios, da contação de histórias como mediação que aproxima o leitor à leitura.

A chefe da Seção de Coleções Especiais da BC discorreu ainda sobre experiências pessoais com políticas públicas voltadas ao livro, leitura, literatura e bibliotecas durante sua gestão em uma biblioteca pública municipal, bem como na Secretaria de Cultura de Pernambuco. “Essas experiências me conduziram para perto da luta pelo direito à leitura como essencial para a conquista de outros direitos”, destacou.

De primeira

A ocupação de espaços com atividades que possam promover a arte em suas mais variadas formas. Esse é o propósito do Projeto Quintas de Primeira, que acontece sempre às quintas-feiras, no Casarão dos Azulejos, localizado na rua Conselheiro Henrique, 159, no centro de João Pessoa.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário