Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nedesp da UFPB atende pessoas com deficiência há mais de três décadas
conteúdo

Notícias

Nedesp da UFPB atende pessoas com deficiência há mais de três décadas

Devido à pandemia, atendimento ao público acontece remotamente, das 7 às 19h
publicado: 03/03/2021 13h00, última modificação: 18/10/2022 10h42

O Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba, órgão diretamente ligado ao Centro de Educação (CE), surge pelo empenho da equipe de professoras responsáveis da área de Educação Especial do Centro de Educação: Maria Rufino de Lima, Helena Ferreira da Silva e Maria da Piedade Resende da Costa.

Essas docentes elaboraram projetos com seus sub-projetos de atendimento psicopedagógico nas áreas de visão, audição, intelectual e problemas de aprendizagem, como também o regimento interno do setor, aprovado pelo Consepe, em 17/05/1990, através da resolução n º 06/90, no Reitorado do Prof. José Jackson Carneiro de Carvalho.

No início, funcionava no prédio anexo ao Centro de Educação. Além de atender a outras deficiências, já oferecia cursos de capacitação aos docentes, discentes e aos técnico-administrativos da Universidade, como também à comunidade externa. A partir de 2010, passou a funcionar no CE, ficando reduzido ao Setor Braille.

            O Nedesp é responsável pela adaptação, transcrição e revisão de textos e obras acadêmicas impressas em tinta para o sistema Braille – e vice-versa –, além de disponibilizar os arquivos em formato digital acessível. Utiliza de recursos manuais a tecnologias assistivas, como softwares de reconhecimento de texto, scanner ledor, leitores de tela e impressoras Braille.

Atualmente, atende vinte e quatro alunos cegos, surdocegos e de baixa visão matriculados nos campi da UFPB. Porém, a maior demanda advém do Campus I da UFPB, em João Pessoa, nos diversos cursos de graduação e pós-graduação. O Nedesp também promove cursos de extensão e capacitação voltados para servidores técnico-administrativos ou terceirizados, estudantes com deficiência, alunos apoiadores, e docentes da Universidade, bem como à comunidade externa, no intuito de facilitar a aproximação com o universo da deficiência visual em várias abordagens.

Dentre os cursos oferecidos: Orientação e Mobilidade, Introdução às Novas Tecnologias, Audiodescrição, Introdução ao Sistema Braille, Formação aos Professores do AEE – Atendimento Educacional Especializado, este em fase de conclusão.

O Nedesp conta com quatro transcritores Braille, recebe demandas também através do e-mail nedesp@ce.ufpb.br, e está aberto ao público das 7h às 19h. Nesse período de pandemia, está atendendo de forma remota, disponibilizando o material apenas em formato digital acessível.