Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC promove oficina sobre trabalhos acadêmicos, nesta terça-feira (15)
conteúdo

Notícias

BC promove oficina sobre trabalhos acadêmicos, nesta terça-feira (15)

Realizado pelo projeto Descomplica TCC, evento tem início às 19h, via Google Meet
publicado: 11/03/2022 10h53, última modificação: 18/10/2022 10h43

Se você tem dúvidas sobre como produzir um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), participe da Oficina de Trabalhos Acadêmicos no Formato ABNT, que será realizada nesta terça-feira (15), a partir das 19h, via plataforma Google Meet. O evento, em comemoração à Semana do Bibliotecário, é promovido pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba e pelo projeto de extensão Descomplica TCC. Inscreva-se aqui.

Os palestrantes do evento são os professores Jesiel Ferreira e Joana Ferreira. Jesiel é bibliotecário e diretor do CES/UFCG, em Cuité-PB. Ele é mestre em Ciência da Informação pela UFPB, além de especialista em Ensino a Distância. Joana, com atuação na área de normalização de trabalhos acadêmicos, é mestranda em Ciência da Informação pela UFPB e membro do Grupo de Pesquisa e Estudo da Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO/UFPB/CNPq).

Para descomplicar

Criado em 2017, o Descomplica TCC é um projeto de extensão do Departamento de Ciência da Informação da UFPB que oferece aos estudantes informações simplificadas sobre as normas e procedimentos de elaboração de trabalhos acadêmicos. Sua principal atividade é ministrar oficinas em Instituições de Ensino Superior sobre as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referentes à construção e padronização de trabalhos acadêmicos.

O projeto é coordenado pela professora Alzira Karla Araújo da Silva. Segundo ela, a oficina despertou para a necessidade de criar uma ação que viesse a dar suporte aos estudantes que enfrentam dificuldades no processo de elaboração dos trabalhos acadêmicos.

As oficinas do Descomplica TCC abordam as diversas fases da elaboração de trabalhos acadêmicos (planejamento, estrutura, escrita científica, normalização padrão ABNT e apresentação dos trabalhos). Além do apoio aos alunos de graduação, o  projeto objetiva colaborar com estudantes de mestrado e doutorado, já que as normas de elaboração de trabalhos científicos utilizadas são as mesmas em todos os níveis.

Arte: Marcus Martins