Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC inicia treinamentos de bases de novembro na próxima segunda-feira (8)
conteúdo

Notícias

BC inicia treinamentos de bases de novembro na próxima segunda-feira (8)

Serão oferecidos cursos do Portal Capes, Pearson, BDTD, EBSCO e Primal Pictures
publicado: 04/11/2021 10h05, última modificação: 18/10/2022 10h43

Terão início, na próxima segunda-feira (8), os treinamentos de novembro das bases de dados oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), por meio da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU). O curso que abre este mês é do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com início previsto para as 14h, tem como tema as funcionalidades daquela base de dados. 

 

 

 

 

 

Inscrições através do link na bio do Instagram da BC ou em:

https://www.even3.com.br/bcnovembro21/

No ato da inscrição, o participante receberá, via e-mail, mais informações sobre o treinamento.

Na terça-feira (9), às 19h, o usuário poderá saber como pesquisar pelo Portal da Capes. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

O treinamento da Biblioteca Virtual Pearson acontecerá na quarta-feira (10), às 10h. A promoção do debate sobre a educação e a possibilidade de proporcionar a troca de experiência, focando na valorização dos professores no Brasil. Este é o principal objetivo do portal de pesquisa da Biblioteca Virtual (BV) da Pearson, uma plataforma aberta e gratuita. Nela, profissionais de educação de todo o Brasil tenham acesso e possam compartilhar experiências, estudos e diversos conteúdos didáticos, práticos e teóricos de todos os níveis de ensino e nas mais diversas disciplinas.

Na quinta-feira (11), às 14h, saiba como fazer pesquisas avançadas na base de dados CINAHL with Full Text via plataforma EBSCOHost. A EBSCOHost oferece um serviço de pesquisa on-line com 375 bancos de dados de texto completo, uma coleção de mais de 600 mil e-books, índices de assuntos, referências médicas de pontos de atendimento e uma série de arquivos digitais históricos.

O Portal de Periódicos da Capes volta à cena no dia 16, às 19h, para o curso sobre recuperação da informação. No dia 24, às 16h30, essa mesma base de dados oferece curso sobre o Primal Pictures.

O encerramento dos treinamentos de novembro acontecerá no dia 30, às 14h, com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) apresentando suas possibilidades de pesquisa. A BDTD integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.

Treinamentos

Os treinamentos são gratuitos e têm como objetivo capacitar as comunidades acadêmica e externa para amplo uso de fontes confiáveis de informação e pesquisa. Essas fontes são importantes para a formação dos discentes, docentes, técnicos-administrativos e demais interessados nos mais diversos campos de pesquisa e atuação.

A capacitação é ministrada pela equipe do Portal de Periódicos Capes da Divisão de Serviços ao Usuários da Biblioteca Central e os demais, pelos representantes das empresas responsáveis pelas bases digitais.

Não é necessário usar o IP da Universidade Federal da Paraíba. Com a inscrição efetivada, o participante tem acesso direto ao treinamento por meio do link encaminhado por e-mail. É importante ficar atento ao preenchimento correto do endereço de e-mail no ato de inscrição na plataforma online.

Ilustrações: Marcus Martins