Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > De cara nova, Portal de Periódicos da Capes comemora maioridade
conteúdo

Notícias

De cara nova, Portal de Periódicos da Capes comemora maioridade

Ferramenta lança interface que facilita e fortalece a pesquisa científica brasileira
publicado: 20/11/2021 12h15, última modificação: 18/10/2022 10h43

Lançado em 2000, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a maior base brasileira de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, com informações nacionais e internacionais em todas as áreas do conhecimento.

Em comemoração aos seus 21 anos, todo o site passou por transformações para facilitar o acesso dos usuários, com novo leiaute na página inicial, busca e menu que facilitam a procura por conteúdos no acervo, contratos e catálogos. O espaço de treinamentos também passou por reformulações, com a criação de novos filtros por área e período, bem como a novidade da possibilidade de inscrição por seleção no calendário.

Até agosto de 2021, o Portal de Periódicos teve mais de 100 milhões de acessos por usuários cadastrados em 434 instituições vinculadas ao programa. Atualmente, a ferramenta conta com 42.435 mil títulos de periódicos em texto completo, além de diversas bases referenciadas, como 67 de teses e dissertações, 53 nos repositórios institucionais, 46 de obras de referência, 37 de estatísticas, 27 de livros, 16 de arquivo abertos – com monografias e documentos não seriados –, 10 de patentes, 10 de audiovisuais e duas de normas técnicas, consolidando-se como uma importante referência no fomento à pesquisa científica.

Para acessar o Portal de Periódicos da Capes e enriquecer a sua pesquisa, basta clicar aqui.

Marcus Martins (com assessoria da CCS/Capes)