Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Portal de Periódicos terá novo treinamento nesta quinta-feira (19), às 14h
conteúdo

Notícias

Portal de Periódicos terá novo treinamento nesta quinta-feira (19), às 14h

publicado: 10/08/2021 11h26, última modificação: 18/10/2022 10h42
Maior portal de periódicos do mundo, base de dados atende a alunos de graduação

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) oferecerá ao público usuário mais um treinamento da base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esse segundo treinamento acontecerá nesta quinta-feira (19), às 14h. O primeiro treinamento do mês de agosto foi realizado na última quinta-feira (12). As inscrições para o treinamento do Portal Capes podem ser feitas pelo link na bio do Instagram ou em www.even3.com.br/treinamentosagosto2021.

O Portal de Periódicos  da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 53 mil títulos com texto completo, 129 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

A missão do Portal de Periódicos é promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.

As ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos visam a atender os seguintes objetivos: promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional; capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira; e ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Ilustração: Portal Capes/MEC