Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Treinamento do Portal de Periódicos acontece nesta quinta-feira (12), às 19h
conteúdo

Notícias

Treinamento do Portal de Periódicos acontece nesta quinta-feira (12), às 19h

publicado: 10/08/2021 11h26, última modificação: 18/10/2022 10h42
Biblioteca virtual da Capes comporta o maior portal de periódicos do mundo

Nesta quinta-feira (12), às 19h, a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba dá continuidade à realização de  treinamentos em parceria com bases de dados de diversas áreas do conhecimento. Neste segundo treinamento do mês de agosto, os usuários da BC ficarão a par do funcionamento do Portal de Periódicos da Capes. O primeiro treinamento aconteceu na última segunda-feira (9), com a base de dados Biblioteca Virtual da Pearson. As inscrições podem ser feitas pelo link na bio do Instagram ou em www.even3.com.br/treinamentosagosto2021.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 53 mil títulos com texto completo, 129 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

A missão do Portal de Periódicos é promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.

As ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos visam a atender os seguintes objetivos: promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional; capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira; e ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.