Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROBEX: Servidores das Bibliotecas UFPB em projetos de extensão
conteúdo

Notícias

PROBEX: Servidores das Bibliotecas UFPB em projetos de extensão

publicado: 18/11/2022 16h01, última modificação: 04/08/2023 17h26

Os Projetos de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são ações que levam o conhecimento acadêmico além dos muros da universidade, alcançando diferentes camadas da população e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado da Paraíba. Essas iniciativas abrangem diversas áreas do conhecimento, envolvendo docentes, estudantes e técnicos, que trabalham de forma colaborativa.

Destacamos a participação dos servidores da Biblioteca Central nos projetos, bem como o comprometimento exemplar com a extensão universitária, buscando constantemente maneiras inovadoras de envolver a comunidade local em suas atividades. 

Conheça os projetos de extensão aprovados pela Pró-Reitora de Extensão PROBEX 2023/2024 com participação ou coordenação de servidores da Biblioteca Central:

Fortalecendo laços, construindo pontes: a Associação Profissional de Bibliotecários no apoio à implantação e qualificação de bibliotecas públicas na Paraíba

O projeto  apoia bibliotecas públicas na Paraíba, visando a Educação de Qualidade. Adota metodologias de gestão de projetos, diagnósticos com SWOT e automação das bibliotecas. Com eixos em mediação literária e informacional, busca democratizar o acesso à informação, leitura e conhecimento, promovendo inclusão social e uma Paraíba mais leitora e crítica.

Serviço de referência digital: proposta de chatbot para orientação aos usuários

Com o avanço das tecnologias, as empresas utilizam chatbots para atendimento. Bibliotecas também podem adotar essa ferramenta, como neste projeto para a Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres. O chatbot auxiliará no atendimento de referência, melhorando a experiência dos usuários na busca por recursos e serviços da biblioteca. Essa implantação inovadora e eficaz otimiza o atendimento e proporciona acesso a informações relevantes. 

Lugar da informação, do conhecimento e da aprendizagem: coleções de periódicos especializados como fontes de informação - ANO IV

Este projeto tem como objetivo possibilitar o acesso e uso de informações na Biblioteca Setorial do CCA, promovendo competência crítica em pesquisa científica. Atenderá discentes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais de várias áreas, especialmente ciências humanas, sociais e agrárias. 

Descomplica TCC: normas, estratégias e dicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (Ano 7)

Com objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica de instituições de ensino a lidar com erros e dificuldades na escrita, normalização e elaboração de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT. 

Paraíba literária: tratamento, organização e disponibilização da produção literária de autores(as) paraibanos(as)

Busca disponibilizar o acesso local e virtual a obras literárias de autores paraibanos, tratando e organizando cerca de 1.000 exemplares e ampliando o acesso por meio de parcerias com o Programa Paraíba Criativa e o Repositório Institucional da UFPB.

O uso das mídias digitais como ferramentas de comunicação, divulgação, difusão e aproximação da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba junto à categoria e à sociedade.

O projeto busca atualizar e produzir conteúdo para promover as ações da entidade, inovações na área, eventos, projetos, cursos e atividades relacionadas a Leitura, Literatura, Biblioteconomia, Arquivologia, Arte e Cultura. Além disso, viabiliza a guarda, tratamento e organização da documentação administrativa e histórica da Associação, estimulando debates e discussões relevantes para a categoria. 

Extensão universitária e educação antirracista: relações étnico-raciais e africanidades

Busca estabelecer uma educação antirracista, dialogando com a sociedade e incorporando referências epistemológicas de intelectuais negros e negras nos currículos, conforme a lei 10.639/03. 

Observatório MulheresUFPB - Ano II

O projeto busca realizar ações de extensão que abordem questões relacionadas ao cotidiano das mulheres na sociedade brasileira, com foco especial na realidade paraibana. Temas como maternidade, desemprego, direitos trabalhistas, violência, racismo, direitos sociais, reprodutivos, econômicos e políticos, políticas públicas, cidadania e direitos humanos serão tratados nas ações do projeto. 

Narrativas étnico-raciais em espaços escolares e não escolares na Paraíba

O projeto visa criar espaços para construir narrativas étnico-raciais com discentes e docentes da Escola Cidadã Integral Cônego Francisco de Gomes Lima, integrantes da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba e discentes e docentes. 

 

A Diretora da Biblioteca Central, Maria José Paiva, registra a importância de projetos de extensão, que unem o conhecimento acadêmico às necessidades da comunidade.

Valorizar e incentivar projetos extensionistas reflete o que entendemos como contribuição imediata do conhecimento que se contrói no ambiente acadêmico, e possibilita a troca com as pessoas da comunidade, promovendo o crescimento dos saberes e a capilaridade da UFPB no seu entorno e além”, destacou a diretora.


Matéria por: Janinne Vivian (Estagiária de Jornalismo)