Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Central estreia quadro com obras do paraibano Ariano Suassuna
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central estreia quadro com obras do paraibano Ariano Suassuna

publicado: 17/05/2022 11h11, última modificação: 18/10/2022 10h43
Riqueza da arte armorial dá o tom do primeiro “Conhecendo os livros da BC”

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) dá início, nesta semana, a mais um serviço destinado aos seus usuários: o “Conhecendo os Livros da BC”. Com esse quadro, que terá periodicidade quinzenal, a BC pretende chamar a atenção para uma série de livros, inclusive coleções, adquiridos recentemente.

Para começar, nada melhor do que a disponibilização de parte da vasta obra de Ariano Suassuna. O escritor paraibano faleceu em 2014, aos 87 anos, deixando como legado a defesa intransigente da cultura nordestina, concretizada em obras-primas como, por exemplo, “O Romance da Pedra do Reino” e “Auto da Compadecida”.

Suassuna foi muito além dos registros literários. Dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante, o filho de João Suassuna (governador da Paraíba, no período de 1924 a 1928) idealizou o Movimento Armorial, cujo objetivo seria criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. “Para tanto, buscava convergir e orientar todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura etc”, resumiu o idealizador da Arte Armorial Brasileira.

“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.”  Ariano Suassuna

O diretor da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU) da BC/UFPB, Carlos Rolim, informou que a obra de Ariano Suassuna também faz-se presente nas bibliotecas setoriais da Universidade Federal da Paraíba, como, por exemplo, nas setoriais do CCHLA, CCHSA, CE, CCAE, NDIHR, CCJ, CCSA, DH, NUPPO e CCA. Os títulos podem ser consultados por meio do sistema integrado de pesquisa acesse aqui.

Você pode assistir a filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna, como "Auto da Compadecida", "A Pedra do Reino" e o recente "O Auto da Boa Mentira".

Fique atento ao próximo “Conhecendo os livros da BC”.

Fotos: Arquivo BC