Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Central sugere leitura de clássicos da literatura brasileira em HQs
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central sugere leitura de clássicos da literatura brasileira em HQs

publicado: 20/07/2022 10h22, última modificação: 18/10/2022 10h43
“Conhecendo as obras da BC” apresenta livros de Machado de Assis e Lima Barreto

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) dá continuidade ao quadro quinzenal “Conhecendo os livros da BC” e indica clássicos da literatura brasileira em histórias em quadrinhos (HQs).

Nesta quarta-feira (20), a BC apresenta as histórias em quadrinhos baseada nas obras "Memórias póstumas de Brás Cubas" e "O Alienista", de Machado de Assis, e "Triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto.

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” é a obra que inaugurou o realismo no Brasil. Publicada em 1881, foi dividida em 160 capítulos. Com ironia, Brás Cubas, o “defunto-autor”, narra a sua vida depois de morto. Já “O Alienista”, obra publicada em 1882, conta com 13 capítulos e discorre sobre a história de Simão Bacamarte, um médico que interna na sua clínica psiquiátrica a maior parte da população da cidade.

Machado de Assis é um dos maiores representantes da literatura brasileira. Nascido no Rio de Janeiro em 1839, é considerado autodidata. Responsável por inaugurar o realismo no Brasil, ele também foi contista, cronista, jornalista, poeta e teatrólogo, além de fundador da cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Machado de Assis também foi o primeiro presidente da ABL.

Lima Barreto é descrito como o mais  importante escritor na fase pré-modernista da literatura brasileira. Nascido em 1881, no Rio de Janeiro, ele anotou, registrou e criticou todos os acontecimentos da república, sendo intitulado como “o cronista da antiga capital federal”. Na obra "Triste fim de Policarpo Quaresma" (1915), o autor escreve sobre a vida política no Brasil após a Proclamação da República, narrando as frustrações do personagem Policarpo Quaresma, que é um  funcionário público metódico e nacionalista.

Desde a publicação da primeira história em quadrinhos, em 1894,  nos EUA, esse modelo de contar história se popularizou no mundo, contribuindo para o gosto com a leitura. As HQs são consideradas artes que narram uma história através de textos e desenhos, de forma verbal e não verbal.

As histórias em quadrinhos mostram ao leitor uma forma lúdica de contar uma narrativa. Com as HQs inspiradas nos clássicos brasileiros, podem ser visualizados os ambientes, os personagens e as falas das obras, o que enriquece ainda mais a experiência do leitor.

As histórias em quadrinhos estão disponíveis em diversos acervos das bibliotecas da UFPB. Os usuários podem consultar os títulos por meio do sistema integrado de pesquisa (http://gss.ebscohost.com/kanthony/ufpb/caixa-de-pesquisa/searchbox-ufpb.html).


Michelly Santos (estagiária)