Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Probex 2022 aprova projetos de bibliotecárias da Biblioteca Central
conteúdo

Notícias

Probex 2022 aprova projetos de bibliotecárias da Biblioteca Central

Ao todo, são 11 projetos de servidores da BC; seleção de bolsistas começa nesta quarta
publicado: 27/07/2022 16h45, última modificação: 18/10/2022 10h43

Onze projetos com participação de servidoras da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) foram aprovados pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2022). Nesta quarta-feira (27), as Assessorias de Extensão dos Centros de Ensino deram início ao processo de seleção de discentes que participarão dos projetos aprovados, após as etapas de avaliação e classificação. O prazo termina no dia 4 de agosto.

Os projetos com participação de servidoras da Biblioteca Central apresentam as mais variadas temáticas, desde a preocupação com o acesso a acervos bibliográficos públicos até as relações étnico-raciais. A bibliotecária-documentalista Gilvanedja Mendes, por exemplo, é uma das servidoras da Biblioteca Central com projeto contemplado pelo Probex. O trabalho é intitulado “Fortalecendo laços, construindo pontes: a APB-PB no apoio à implantação, qualificação e democratização do acesso a bibliotecas públicas na Paraíba”.

De acordo com Gilvanedja, o projeto, tocado em parceria com a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba (APB-PB), tem como objetivo promover a qualificação de equipes de bibliotecas públicas paraibanas, especificamente, comunitárias e escolares, localizadas nas cidades de João Pessoa e Conde, na Paraíba. A bibliotecária explica que a ideia é formar profissionais para atendimento ao público e oferta de atividades artístico-culturais e de mediação de leitura às comunidades atendidas.

“Fortalecendo laços, construindo pontes” tem atividades que envolvem a qualificação de profissionais para a organização do acervo das bibliotecas públicas contempladas pelo projeto. Gilvanedja, que também está envolvida com outros projetos aprovados pelo Probex 2022, ressalta que haverá atividades de promoção da mediação da leitura literária; articulação e mobilização de público para participação nas ações; e realização de oficinas teóricas e práticas para a aprendizagem e implementação do Sistema de Classificação por Cores. Também haverá estudos sobre a produção de material gráfico e conteúdo digital para as redes sociais da APB-PB e entidades envolvidas com o Projeto; elaboração e execução de programação artístico-cultural.

Outro projeto de servidora da BC agraciado com a aprovação de projeto pelo Probex é Maria de Lourdes Teixeira. Ela é a coordenadora do projeto “Extensão universitária e educação antirracista: relações étnico-raciais e africanidades”. O projeto tem como tema central propiciar reflexões sobre o racismo, suas origens e reflexos no cotidiano das pessoas negras junto à comunidade acadêmica da UFPB e demais espaços de ensino dos municípios da Grande João Pessoa em dialogicidade com a sociedade.

O foco do projeto, segundo Lourdes, é a constituição de uma educação antirracista que possibilite diálogos e a adoção de práticas de combate e enfrentamento ao racismo no âmbito institucional, pautando de forma transversal os referenciais epistemológicos de intelectuais negros nos currículos, em consonância com a lei 10.639/03.

“As ações previstas destacam o tema do racismo de forma a provocar à comunidade a refletir sobre o assunto que é uma realidade tanto nas instituições de ensino, como na sociedade em geral, contribuindo assim para a equidade racial”, destacou a coordenadora do projeto. Maria de Lourdes Teixeira acrescentou que serão desenvolvidas várias atividades, como palestras, exposições, seminários, ciclos de formação, produção de catálogos especializados de autores negros que compõem o acervo do Sistema de Bibliotecas da UFPB, mapeamento de pessoas autodeclaradas negras (discentes e servidores técnico-administrativos).

“Paraíba literária” é outro projeto aprovado pelo Probex 2022 com participação de servidoras da Biblioteca Central. Nesse caso, são duas bibliotecárias, Jacqueline Rimá, responsável pela coordenação do projeto, e Gilvanedja Mendes, coordenadora-adjunta.

O Paraíba Literária é um projeto (em continuidade) que teve a sua primeira edição realizada em 2019, via edital de extensão Probex. Tem como objetivo contribuir para a preservação da memória e do patrimônio material, valorização e divulgação da produção literária paraibana, dando o acesso local à coleção impressa de obras literárias de autores paraibanos, bem como acesso virtual aos verbetes com resumo de suas vidas e obras.

Jacqueline Rimá, que é vice-diretora da Biblioteca Central, informa ainda que o projeto visa manter, tratar, organizar e disponibilizar o acesso de quase 1.200 títulos, além de ampliar o acesso aos conteúdos existentes na obras da coleção por meio de inventário dos autores e suas obras no Portal Eletrônico do Paraíba Criativa e no Repositório Institucional da UFPB.

O projeto conta com atividades de curadoria de conteúdo, tratamento técnico, conservação básica de obras, organização física e disponibilização para acesso local/ virtual, tendo como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores, escritores, poetas, estudiosos, gestores públicos, profissionais da crítica literária, jornalistas; pessoas da cultura, do campo do Livro, Leitura, Literatura; escolas públicas e privadas de todo o país.

Em 2021, o projeto produziu o registro inventariante digital de 202 verbetes de obras literárias dos autores das publicações , dentre os quais foram identificadas obras de 30 mulheres e 92 homens, cujo conteúdo trata da síntese de suas biografias, trajetórias literárias e do resumo de seus conteúdos, com publicação no portal eletrônico do Programa de Extensão da UFPB Paraíba Criativa.

Além disso, conforme a coordenadora do projeto, houve a catalogação de 100 obras, de diversos gêneros literários, como poesia, crônicas, discursos, antologias, críticas literárias, romances, contos, ensaios, peças de teatro, cartas e literatura popular, todas inseridas na coleção, passando pelo processo de etiquetagem e disposição nas estantes, de acordo com número de chamada. “Há ainda cerca de mil títulos a serem trabalhados e disponibilizados para acesso ao público-alvo do projeto, contribuindo, portanto, para o alcance de seus objetivos”, concluiu Jacqueline.

As bibliotecárias Ana Karla Rodrigues e Viviane Cunha, ambas da Biblioteca Central, participam do Projeto Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA), desenvolvido pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (BS/CCA) da UFPB, Campus de Areia. A coordenadora adjunta do projeto é a bibliotecária Juccia Nathielle, tendo a colaboração das professoras Sheila Farias (DCFS/UFPB) e Genoveva Batista (DCI/UFPB), bem como do mestre em agronomia João Vitor Magalhães (PPGA/UFPB).

Conforme o bibliotecário Edilson Targino, idealizador e coordenador do LICA, a extensão é um dos pilares da universidade e deve estar associada à pesquisa e ao ensino. Partindo deste princípio, o projeto tem como objetivo contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da BS/CCA.

De acordo com Targino, o LICA está indo para sua terceira edição. Nas edições anteriores o projeto esteve voltado para a normalização documentária e para divulgação científica. Na edição 2022, a proposta do projeto é trabalhar com a coleção de periódicos da Biblioteca Setorial, tendo em vista a grandiosidade do acervo e os aspectos materiais e históricos.

As atividades estão divididas em três etapas. A primeira consiste na representação descritiva da coleção, tendo como foco a definição dos critérios de prioridade para realização da catalogação e disponibilização do acervo no Catálogo OPAC (SIGAA). A segunda fase está relacionada à comunicação e divulgação científica,  que corresponde à difusão do acervo de periódicos através das redes sociais. A terceira etapa é a realização de processos formativos através de lives, webconferências e workshops, sobre a temática de organização e tratamento de coleções especiais de periódicos, bem como linhas de atuação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030).

Outros projetos

“Criação, manutenção e difusão de bibliotecas digitais de grupos de extensão e pesquisa”

Coordenação: Profª Geysa Flávia (DCI/CCSA) 

Coordenação-adjunta: Gilvanedja Mendes (BC)

“Associação Profissional de Bibliotecários do Estado da Paraíba nas redes sociais: divulgação e difusão de suas ações” – em parceria com a APB-PB

Coordenação: Katyane Souza (BS/CCSA)

Coordenação-adjunta: Gilvanedja Mendes (BC)

“Observatório MulheresUFPB” – CCHLA/DSS

Colaboração: Maria Lourdes Teixeira (BC)

“Subsídios ao PPA da Cultura 2024-2027 da Paraíba – 2ª edição” CCSA-DGP

Consultora-tutora: Gilvanedja Mendes (BC)

“Descomplica TCC – normas estratégias e dicas para elaboração de trabalhos para conclusão de cursos” – Ano 6 – CCSA-DCI

Ministrante: Fernanda Ferreira (BC)

“Paraíba Criativa” – CCTA – DTH

Coordenação: Gilvanedja Mendes (BC)

“Café Cultura Popular da Paraíba” – CCTA – DTH

Coordenação: Gilvanedja Mendes

Probex 2022

Neste ano, o Probex, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba, selecionou 646 projetos de extensão na ampla concorrência, além de 23 ações estratégicas. São 693 bolsas para discentes extensionistas. Os estudantes de graduação selecionados receberão bolsas de extensão no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). A vigência do projeto é de agosto de 2022 a julho de 2023.

Como nos anos anteriores, as áreas temáticas com mais propostas aprovadas são Educação e Saúde (204 e 155 ações, respectivamente). No entanto, houve um aumento significativo na quantidade de projetos na área temática Cultura, que passou de 59 propostas em 2021 para 74 em 2022.

Com o resultado da seleção publicado, o passo seguinte é a indicação, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), do início da ação. Quando a coordenação coloca o projeto em execução, os discentes já podem conferir, no SIGAA, a íntegra da ação, bastando acessar o sistema e utilizar os filtros para encontrar e conhecer os projetos.

Resultado final PROBEX 2022-2023

► Propostas classificadas - ampla concorrência

► Propostas classificadas - ações permanentes

► Propostas desclassificadas

Como participar

a) Registrar o interesse em participar de ação de extensão através dos seguintes passos: acessar o SIGAA >>> acessar o menu BOLSAS >>> clicar em OPORTUNIDADE DE BOLSA >>>Selecionar o TIPO de bolsa EXTENSÃO >>> Informar o nome do ORIENTADOR >>> Clicar em BUSCAR >>> Clicar no ícone PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO >>> Preencher o formulário que se abriu, e clicar em REGISTRAR-SE COMO INTERESSADO.

b) você receberá por e-mail as informações e orientações para a Entrevista.

Critérios de Seleção:

Estar regularmente matriculado em curso de graduação em Biblioteconomia e Pedagogia da UFPB;

Não ter previsão de conclusão de curso até julho de 2023;

Não participar, como bolsista, de outros programas acadêmicos;

Vagas: um bolsista e até cinco voluntários.

Divulgue e participe!

#apbparaiba #projetodeextensao #implantacaobibliotecaspublicas #qualificacaobibliotecaspublicas #proexufpb #ufpb #probexufpb #probexufpb2022-2023 #copacufpb #proexufpb #extensaoufpb #biblioteconomia #paraiba

Arte: Michelly Santos (estagiária)

Foto em destaque: Arquivo UFPB