Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comitê de Inclusão e Acessibilidade abre edital para aluno apoiador
conteúdo

Notícias

Comitê de Inclusão e Acessibilidade abre edital para aluno apoiador

Inscrições, via Sigaa, encerram-se no próximo dia 6
publicado: 29/11/2022 17h16, última modificação: 30/11/2022 10h02

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba (CIA/UFPB), publicou, no último dia 25, o edital nº 11/2022, visando à seleção imediata e de cadastro de reserva de aluno apoiador para discentes com deficiência e necessidades educativas específicas. 

O programa de apoio ao estudante com deficiência abrange os quatro campi da UFPB. Os discentes apoiadores assumirão atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando as necessidades educacionais de cada área decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtorno do Espectro do Autismo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras demandas pedagógicas.

No edital, está sendo oferecido um total de 56 vagas com convocação imediata e cadastro de reserva. O aluno apoiador contará com uma bolsa no valor máximo de R$ 500,00. A carga horária máxima mensal é de 80 horas.

Requisitos e inscrições

Para concorrer à seleção, o discente precisa estar regularmente matriculado nos cursos de graduação, na modalidade presencial; ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) igual ou superior a 7,0 (para alunos dos cursos de Ciências Exatas, CRA igual ou superior a 5,0); ser do mesmo campus onde se encontra o estudante assistido indicado na sua inscrição; e ter disponibilidade, obrigatoriamente, de 20 horas semanais para realizar o apoio. 

As inscrições serão exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no período de 26 de novembro a 6 de dezembro. Já a divulgação das inscrições será realizada no dia 7 de dezembro.

Etapas

A seleção para aluno apoiador contará com três etapas. A primeira é a reunião preparatória e capacitação (etapa de caráter eliminatório). Na segunda fase, será realizada a prova que também é de caráter eliminatório. Na terceira e última etapa, ocorrerá a avaliação socioeconômica classificatória. 

Todas as informações podem ser encontradas no edital publicado na página do CIA.

Texto e Arte: Michelly Santos (estagiária)