Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Central firma parcerias e lança Projeto Braillevery
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central firma parcerias e lança Projeto Braillevery

Objetivo é possibilitar a pessoas com deficiência visual o acesso ao livro e à leitura
publicado: 25/10/2022 11h24, última modificação: 26/10/2022 17h33

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), em parceira com outras instituições, vem promovendo eventos cujo objetivo é a garantia do direito da pessoa com deficiência ao acesso à leitura, à mobilidade urbana e à educação inclusiva. Recentemente, em convênio com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão nos Ambientes das Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a UFPB participou do lançamento do Projeto Braillevery.

O Braillevery tem como finalidade promover a inclusão das pessoas com deficiência visual, por meio do acesso ao livro e à leitura, integrando os acervos em braille e audiolivros dessas instituições para oferecer o serviço de empréstimo domiciliar através de uma nova proposta de Biblioteca Itinerante Inclusiva.

O chefe do Serviço de Informação aos Usuários com Deficiência (SIUD) da Biblioteca Central, bibliotecário Josenildo Costa, que também é representante da Paraíba na Rede Nacional de Leitura Inclusiva, lembrou que esse trabalho de biblioteca itinerante foi iniciado pela própria Universidade Federal da Paraíba há bastante tempo. Segundo ele, com a implantação do Projeto Braillevery, a tendência é que o acesso aos campos de inclusão deverá crescer ainda mais.

Vídeo Josenildo Costa

A servidora Gerluce Limeira, do Instituto dos Cegos da Paraíba, informou que haverá um cadastro único para todos as instituições envolvidas no programa. Ela também deu explicações sobre inscrição e cadastramento de usuários ao Projeto Braillevery.

Na ocasião, foi apresentada a motocicleta que servirá de apoio no transporte de material, bem como do motociclista colocado à disposição do Projeto Braillevery.

Além da Biblioteca Central da UFPB e da Comissão de Acessibilidade e Inclusão nos Ambientes das Bibliotecas da UEPB, o Projeto Braillevery conta com a participação da Biblioteca Juarez da Gama Batista, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Praça e seminário

Recentemente, a Biblioteca Central da UFPB participou de eventos também alusivos à acessibilidade e inclusão. Um deles foi instalação da Praça Inclusiva, na Praça da Paz, no Conjunto dos Bancários, em João Pessoa. Um dia depois, o coordenador do Serviço de Informação aos Usuários com Deficiência (SIUD) da BC, Josenildo Costa, que também é representante da Paraíba na Rede Nacional de Leitura Inclusive, participou do III Seminário Paraibano pela Acessibilidade, realizado na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.

Na ocasião, houve a participação de profissionais da educação, de organizações não governamentais ligadas ao segmento, militantes na causa da inclusão, artistas paraibanos e representantes da sociedade civil, além de autoridades das esferas federal, estadual e municipal. O show de encerramento ficou a cargo do grupo Maiorais do Forró, do qual faz parte o bibliotecário Josenildo Costa, chefe do SIUD.

Inclusão

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos na perspectiva de fomentar o acesso à leitura e à informação para pessoas com deficiência visual. Além de fornecer livros acessíveis, a ideia é engajar os profissionais em grupos de trabalho (GTs) que atuam como intermediários da leitura para que este público também seja contemplado em suas atividades, tendo a acessibilidade atitudinal como foco, com participação voluntária e ações gratuitas.

Esses grupos de trabalho são compostos por diversos profissionais como bibliotecários, professores, educadores sociais, gestores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras entre outros que compartilham experiências e oportunidades para atuação local.

Fotos: BC