Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Central é palco da mostra coletiva “Livro-Objeto”
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central é palco da mostra coletiva “Livro-Objeto”

publicado: 06/11/2018 15h33, última modificação: 18/10/2022 10h41

Está em cartaz, no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, a mostra coletiva “Livro-Objeto”, dos artistas plásticos Amélia Panet, Ricardo Lucena, Rafael Santana e Igor Vieira Santos. Os trabalhos em pintura, colagem, madeira e papel ficarão expostos na BC até o dia 14 de dezembro.

Essa exposição acontece quase quatro décadas depois de “Livre como arte”, considerada a primeira mostra brasileira de livro-de-artista realizada no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da UFPB. Conforme os autores, o advento da poesia concreta foi fundamental para o jogo semântico e sintático que inspirou as expressões artísticas daquele período. 

O trabalho de Amélia Panet, por exemplo, está voltado para as relações pessoais, pois ela mergulha na criação de livros-objeto como que se colocando entre caminhos. “Ser meio. Estou cansada dos opostos; do certo ou do errado; do dentro ou do fora; do claro ou do escuro; do ser ou não ser; ‘eis a questão’. Quero ser meio, estar ‘entre’ nas entranhas. Viver na ambiguidade do quase ser, do quase ter, do quase nada. No universo do contínuo e na condição do inacabado”, resumiu a autora. Livro objeto 2

Por outro lado, a obra de Ricardo Lucena utiliza a metáfora para relacionar problemas contemporâneos com a educação e o meio ambiente. “A metáfora do 'cofre' diz mais respeito ao seu trabalho, mesmo que o texto seja conteúdo. Temos isto nas referências à poesia visual, como os manequins que carregam palavras ou a serpente suporte de textos, formada por peças de madeiras articuladas. Mas, sua poética se manifesta principalmente nas caixas, continentes de idéias e sugestões do mundo que nos cerca”, revela trecho do texto publicitário do evento.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário