Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC divulga programação da Semana do Livro e da Biblioteca
conteúdo

Notícias

BC divulga programação da Semana do Livro e da Biblioteca

Evento prevê realização de oficinas, troca de livros e treinamentos diversos
publicado: 21/10/2022 15h44, última modificação: 21/10/2022 19h17

Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) preparou uma série de atividades. Na programação do evento, que acontecerá de 24 a 27 de outubro, no Centro de Vivência e no Cedesp, Campus de João Pessoa, haverá realização de oficinas, feira de livros e treinamentos. As inscrições para participação são gratuitas.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, tem início no dia 3 de outubro e término a 29 do mesmo mês, data esta consagrada como o "Dia Nacional do Livro", pela Lei 5.191, de 18 de dezembro de 1966. O evento comemorativo visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Confira a programação completa:

Dia 24 - Oficina Trabalhos acadêmicos no padrão ABNT 

Horário:  14h as 17h
Ministrantes: Lucineide Lima e Febrânia Fernandes
Local: Laboratório de Informática - Cedesp UFPB
Inscrições aqui

A Oficina Trabalhos acadêmicos no padrão ABNT, que acontecerá em parceria com projeto de extensão Descomplica TCC, versará sobre a estrutura dos trabalhos acadêmicos segundo a ABNT e sobre as demais normas essenciais para sua padronização.

O Descomplica TCC é um projeto de extensão vinculado ao departamento de Ciência da Informação da UFPB e coordenado pela Profa. Dra. Alzira Karla Araújo da Silva. O projeto objetiva orientar a comunidade acadêmica de instituições de ensino quanto ao planejamento, estrutura, escrita científica, normalização e comunicação de trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT.

Dia 25 - Manhã:  Biblio na Praça e Troca de Livros

Horário:  10h as 12h 
Troca de livros – Vamos nos reunir e fazer troca de livros.
Local: Centro de Vivência da UFPB

O projeto Biblio na Praça tem o objetivo de ampliar o acesso à instituição, ao conhecimento e à informação. Realizando serviços como cadastro, informações sobre o acervo e digital, portais de pesquisas, entre outros serviços.

Na ocasião os leitores poderão também participara da Troca de livros, deixando um livro, de qualquer gênero literário (romance, conto, poesia, crônicas, fábula etc.) no local e poderá levar qualquer outro livro que esteja no acervo disponível.

Faça desapego do seu livro e se apegue a outro!

Dia 25 - Noite: 18h - Live para a Pós-Graduação

Horário: 18h
Participação: Biblioteca Central, PRPG, INOVA, Editora Universitária, Propesq, Agência UFPB de Cooperação Internacional, Comitê de Inclusão e Acessibilidade e Membro de Comitê de Ética em Pesquisa.
Local: on-line - Youtube
Acesse aqui

Nesta edição da live "Pelas Trilhas da UFPB", a Biblioteca Central apresenta seus serviços voltados para a comunidade acadêmica da UFPB (graduação e pós-graduação) e outras pessoas interessadas na área de pós-graduação. Assim, abordará temas que vão desde o cadastro nas bibliotecas, o autodepósito de teses e dissertações e a pesquisa em bases de dados. Traz ainda convidados que falarão sobre outros serviços da UFPB dirigidos à comunidade acadêmica.

Dia 26 - Manhã: Oficina on-line Canva para iniciantes

Horário: 10h as 12h
Ministrante: Júccia Oliveira
Local: on-line
Inscrições aqui

Oficina on-line Canva para iniciantes em parceria com a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba (APB-PB).

Dia 26 - Tarde: Treinamentos

Treinamento de uso do Portal de Periódicos da Capes 
Horário: 14h30min
Ministrante: Luana Bispo
Local: on-line
Inscrições aqui

Treinamento on-line sobre o uso do Portal de Periódicos da Capes e outras bases de dados. O portal Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

Treinamento Minha Biblioteca
Dia: 15h
Ministrante: Luana Bispo
Local: on-line
Inscrições aqui

Treinamento virtual sobre as funcionalidades e recursos da maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do mercado com um vasto acervo de títulos técnicos e científicos.

Dia 27 - Manhã e Tarde: Treinamentos

Treinamento da base EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta
Horário: 9h
Local: on-line
Inscrições aqui

É uma sessão de nível básico e está dirigida principalmente para estudantes, professores, pesquisadores e/ou funcionários da biblioteca. Abordará os seguintes pontos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda. 

Treinamento on-line SAGE Journals
Horário: 15h
Local: on-line
Inscrições aqui

Plataforma multidisciplinar que possui mais de mil títulos de periódicos em diversas áreas do conhecimento (Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida, Ciências Exatas, entre outras).

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Biblioteca Setorial CCA

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias também preparou uma programação para celebrar o evento. É a II Semana do Livro e da Biblioteca, que tem como tema “Bibliotecas universitárias: legados e trajetórias”. O objetivo é promover as discussões sobre as temáticas que perpassam a atuação da biblioteca, também sobre acesso, uso, organização e disseminação da informação. Nesta edição, o evento está direcionado à organização e tratamento de acervos especiais.

A II Semana do Livro e da Biblioteca da Setorial do CCA acontecerá nos dias 31 de outubro (com foco na organização e tratamento de coleções especiais e históricas) e 1º de novembro. No primeiro dia, com foco na atuação de bibliotecas universitárias voltadas para as Ciências Agrárias no Nordeste. No segundo, sobre os lugares de memórias organizados pelas bibliotecas universitárias.

A programação principal será realizada no canal do YouTube da Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres (Biblioteca CCA).

Para participar do evento e ficar por dentro de toda programação, inscreva-se AQUI

Arte: Michelly Santos