Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC participa de Encontro de Repositórios Digitais do NE
conteúdo

Notícias

BC participa de Encontro de Repositórios Digitais do NE

publicado: 13/09/2018 10h10, última modificação: 18/10/2022 10h41

A Comissão Provisória do Repositório Institucional da Universidade Federal da Paraíba participou do V Encontro da Rede Nordeste de Repositórios Digitais (Renere), realizado em 31 de agosto, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. Participaram do evento gestores de repositórios e analistas em Tecnologia da Informação (TI) das instituições de ensino superior e técnicas da região – IFBA, IFPB, IFPE, UEPB, Ufal, UFC, UFCA, UFPB, UFPE, UFRN e UFRPE.                                        

O encontro foi coordenado pela gestora do Repositório da UFPE, Susimery Vila Nova, Clediane Guedes (UFRN) e Sonia Riascos, do Departamento de Ciência da Informação da UFPE. De acordo com a coordenadora da Comissão do RI/UFPB, Gilvanedja Mendes, entre outros encaminhamentos, houve a aprovação do novo regimento da Renere, bem como a oficialização de canais, diretrizes e processos de comunicação da rede.

Na oportunidade, a Comissão Provisória do Repositório Institucional da UFPB compartilhou experiências na gestão do Repositório, as dificuldades e desafios a serem encarados para que a produção intelectual, sob a responsabilidade da UFPB, seja conhecida, acessada, disseminada, ganhando mais visibilidade em âmbito mundial. Nesse sentido, a Comissão do RI assumiu compromisso em participar dos GTs da Renere com o objetivo de estudar, trocar, implementar novas ações, políticas, técnicas e tecnologias acerca dos repositórios digitais. Chefe da Seção de Coleções Especiais (SCE) da Biblioteca Central da UFPB, Gilvanedja Mendes coordenará os Grupos de Trabalho de Gestão e Políticas, que discutirão sobre planejamento e gestão de repositório. 

O técnico de TI e suporte do Repositório da UFPE, Fábio Rosa, coordenará o GT Tecnologia da Informação, que debaterá o assunto envolvendo processos de geração, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão e segurança aplicada aos repositórios. Durante o V Encontro da Rede Nordeste de Repositórios Digitais (Renere), houve ainda a assinatura do termo de adesão para firmar compromisso colaborativo entre IES membros da Renere. 

Rede

A Rede Nordeste de Repositórios Digitais (Renere) nasceu com o objetivo de reunir as instituições de ensino superior da região para consolidar parcerias com ações em prol do desenvolvimento e da sustentabilidade de seus respectivos repositórios digitais, contando com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibict). A próxima reunião da Renere ocorrerá na Ufal, em maio de 2019. 

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário