Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC faz manutenção preventiva do acervo bibliográfico
conteúdo

Notícias

BC faz manutenção preventiva do acervo bibliográfico

publicado: 21/08/2018 15h27, última modificação: 18/10/2022 10h41

Quando fala-se em preservação de acervo bibliográfico logo vem à mente aquelas campanhas de conscientização junto aos usuários para a importância da conservação de livros, revistas, teses, dissertações etc. Essa prática continua sendo muito importante, mas a Biblioteca Central da UFPB, através da Seção de Manutenção do Patrimônio Documental (SMPD), vinculada à Divisão de Processos Técnicos (DPT), resolveu apostar em outro aspecto: a manutenção preventiva.

Uma das etapas desse processo de conservação dos livros consiste no revestimento plástico das capas de livros (foto do equipamento à direita), o que garante maior vida útil do produto (especialmente capa e contracapa), mantendo assim a essência do livro. Há ainda benefícios do ponto de vista estético, já que torna a obra mais apresentável. Essa estratégia de conservação do acervo da Biblioteca Central começou a ser posta em prática no primeiro semestre de 2018 pela Seção de Manutenção do Patrimônio Documental, que também é responsável pela elaboração de planos e execução de serviços para restauração de livros. equipamento DPT

O diretor da Divisão de Processos Técnicos (DPT), Ruston Sammeville, disse que esse tipo de trabalho ajuda na prevenção de danos ao material bibliográfico. “A plastificação retarda o desgaste do livro, causado principalmente pelo manuseio, tornando-o mais resistente à umidade e a fungos. Além disso, protege a lombada do livro, uma das partes mais danificadas no manuseio, preservando a originalidade do mesmo. Todos esses benefícios refletem na redução da demanda por restauração”, observou.

Etapas

A Seção de Manutenção do Patrimônio Documental é responsável ainda pela elaboração de planos para conservação, reparação, restauração e encadernação do material, bem como a promoção da desinfecção periódica das coleções, cujo trabalho é feito com a colaboração da zeladoria.

A aquisição de livros é feita pela Biblioteca Central por meio da Divisão de Desenvolvimento das Coleções (DDC), que, por sua vez, remete o material para a DPT para elaboração do processamento técnico. Após o trabalho realizado pela Seção de Catalogação e Classificação (SCC), esse material bibliográfico é encaminhado à Divisão de Serviços ao Usuário. Compete à DSU disponibilizá-lo para consultas e empréstimos ao público. 

O contato telefônico da Seção de Manutenção do Patrimônio Documental é (83)3216-7104.