Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Capes disponibiliza título da Associação de Cientistas Clínicos
conteúdo

Notícias

Capes disponibiliza título da Associação de Cientistas Clínicos

Uso do portal por cientistas clínicos tende a aumentar, como forma de agregar conhecimento científico e atender demandas da sociedade
publicado: 16/04/2019 09h19, última modificação: 18/10/2022 10h42

Os usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que atuam com saúde e áreas correlatas têm à disposição uma gama de conteúdos para pesquisa, como a base de dados da Associação de Cientistas Clínicos (Association of Clinical Scientists). O recurso oferece acesso ao título Annals of Clinical and Laboratory Science, especializado em medicina com ênfase em anatomia patológica, patologia clínica e medicina laboratorial.

De acordo com a Demografia Médica no Brasil 2018, em comparação com países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ainda possui uma das menores taxas de médicos por mil habitantes. “O ritmo de crescimento provavelmente irá se intensificar na próxima década, pois já são quase 30 mil vagas anuais em escolas de medicina no País, parte delas em instituições que sequer formaram suas primeiras turmas”, segundo o relatório.

Nessa perspectiva, o uso do Portal de Periódicos da CAPES pela categoria – incluindo desde estudantes a docentes, profissionais e pesquisadores – tende a ser cada vez maior, como forma de agregar conhecimento científico, ampliar a contribuição acadêmica que envolva a área e, consequentemente, atender as demandas da sociedade.

A Association of Clinical Scientists foi formada em 1949 por um grupo de médicos e cientistas dos vários campos da medicina laboratorial. A sociedade científica e educacional tem a missão de promover, avançar e incentivar o estudo e a prática da aplicação da ciência na prevenção, no diagnóstico e no controle de doenças e incapacidades.

Indicadores comprovam que a revista científica Annals of Clinical and Laboratory Science é um título de relevância incorporado às coleções do Portal de Periódicos e alcança as seguintes áreas de avaliação da CAPES: Biotecnologia, Ciências Biológicas I, Ciências Biológicas II, Ciências Biológicas III, Farmácia, Interdisciplinar, Medicina I, Medicina II, Medicina III.

O periódico atende a natureza e a finalidade da CAPES, quais sejam o apoio de atividades de suporte à formação de profissionais para o desenvolvimento científico e tecnológico do País e a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência na educação básica e de grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda dos setores público e privado, bem como a disseminação da informação científica.

O acesso ao conteúdo pode ser realizado de duas formas: pela opção buscar base, inserindo o nome da plataforma, ou pelo link buscar periódico, pelo nome da revista científica ou pelo código ISSN 1550-8080. A publicação está disponível para toda a comunidade acadêmica brasileira.

Artigo publico no Portal de Periódicos da Capes­­­­ em 11 de abril de 2019

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário