Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ABNT atualiza norma brasileira sobre acessibilidade
conteúdo

Notícias

ABNT atualiza norma brasileira sobre acessibilidade

Esse é o tema do quadro quinzenal da BC “De tudo um pouco”
publicado: 01/11/2022 16h44, última modificação: 03/11/2022 09h03

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, na última quarta-feira (26), a atualização da primeira edição da NBR (Norma Brasileira) nº 17.060 que trata da “Acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis - Requisitos”. A medida, elaborada em um documento contendo 33 páginas, estabelece os requisitos para facilitar e otimizar o acesso de pessoas com deficiência aos ambientes virtuais. Este é o tema do quadro “De tudo um pouco” desta semana da Biblioteca Central da UFPB.

O objetivo é eliminar ou mitigar as barreiras a utilização de páginas web e de aplicativos em dispositivos móveis, sejam estes nativos, baseados em navegadores web ou híbridos. De acordo com a ABNT, essa norma se aplica aos aplicativos desenvolvidos para uso em dispositivos móveis, por exemplo, smartphones e tablets, para acesso do usuário.

Há pouco mais de um mês, durante o Setembro da Inclusão, a Biblioteca Central, por meio do Serviço de Informação aos Usuários com Deficiência (SIUD), promoveu palestra sobre o assunto, intitulada “Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias”.

Arte: Michelly Santos