Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > “Diário da Obra” mostra mais uma etapa da reforma do prédio da BC
conteúdo

Notícias

“Diário da Obra” mostra mais uma etapa da reforma do prédio da BC

Neste terceiro episódio, a segurança de corrimãos e guarda-corpos de vidro
publicado: 27/10/2022 11h01, última modificação: 27/10/2022 11h06

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) vidraçaspublica, nesta quinta-feira (27), excepcionalmente devido ao feriado do Dia do Servidor Público, o terceiro episódio do quadro “Diário da Obra”, que mostra o andamento da reforma do prédio da BC.

Dessa vez, o usuário pode acompanhar a instalação dos novos guarda-corpos de vidro que, agora, adequam e trazem maior segurança aos já existentes corrimãos de metal dispostos no entorno do primeiro e do segundo andares do prédio da Biblioteca Central.

De acordo com a norma da ABNT 14718/2019, o guarda-corpo é um “elemento destinado a proteger as pessoas que permaneçam ou circulem na sua proximidade contra o risco de queda fortuita, sem, no entanto, impedir a sua passagem forçada ou voluntária".

Ressalte-se que os novos guarda-corpos da BC também atendem às determinações da NBR 14718/2019, pois estão dentro da altura mínima exigida, de 1,10m em relação ao piso até o topo de seu peitoril. O uso do vidro como material predominante nesse elemento construtivo, permite maior fluidez da luz no espaço, ao tempo que, não cria barreiras visuais para quem utiliza o ambiente, dando-lhes maior sensação de segurança e conforto.

Referência utilizada: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 14718: esquadrias – guarda-corpos para edificação – requisitos, procedimentos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

 

Arte: Michelly Santos

Fotos: Carlos Rolim