Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Biblioteca Central estreia quadro "Conhecendo os livros da BC" com obras de Ariano Suassuna
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central estreia quadro "Conhecendo os livros da BC" com obras de Ariano Suassuna

publicado: 17/05/2022 11h11, última modificação: 23/05/2022 09h08
Riqueza da arte armorial dá o tom do primeiro “Conhecendo os livros da BC”

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) dá início, nesta semana, a mais um serviço destinado aos seus usuários: o “Conhecendo os Livros da BC”. Com esse quadro, que terá periodicidade quinzenal, a BC pretende chamar a atenção para uma série de livros, inclusive coleções, adquiridos recentemente.

Para começar, nada melhor do que a disponibilização de parte da vasta obra de Ariano Suassuna. O escritor paraibano faleceu em 2014, aos 87 anos, deixando como legado a defesa intransigente da cultura nordestina, concretizada em obras-primas como, por exemplo, “O Romance da Pedra do Reino” e “Auto da Compadecida”.

Suassuna foi muito além dos registros literários. Dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante, o filho de João Suassuna (governador da Paraíba, no período de 1924 a 1928) idealizou o Movimento Armorial, cujo objetivo seria criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. “Para tanto, buscava convergir e orientar todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura etc”, resumiu o idealizador da Arte Armorial Brasileira.

“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.”  Ariano Suassuna

O diretor da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU) da BC/UFPB, Carlos Rolim, informou que a obra de Ariano Suassuna também faz-se presente nas bibliotecas setoriais da Universidade Federal da Paraíba, como, por exemplo, nas setoriais do CCHLA, CCHSA, CE, CCAE, NDIHR, CCJ, CCSA, DH, NUPPO e CCA. Os títulos podem ser consultados por meio do sistema integrado de pesquisa acesse aqui.

Você pode assistir a filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna, como "Auto da Compadecida", "A Pedra do Reino" e o recente "O Auto da Boa Mentira".

Fique atento ao próximo “Conhecendo os livros da BC”.

Fotos: Arquivo BC